A nova cara do centro de Manaus

voo_rasante2

O trabalho de reordenação da retirada dos vendedores ambulantes das principais ruas do centro de Manaus foi um grande passo, para que nossa cidade voltasse a sorrir. Essa reestruturação foi planejada por vários dirigentes, mas somente executada agora. Esses vendedores estão tendo a oportunidade de virarem microempresários e trabalharem em um local digno, com condições adequadas.

No último domingo, estive na avenida Eduardo Ribeiro e acompanhei a satisfação dos manauenses com a retirada dos ambulantes das calçadas. Vi pessoas com câmeras nas mãos registrando esse momento histórico para nossa cidade. Foi possível vislumbrar as fachadas das lojas – antes encobertas por barracas – e o espaço livre das calçadas, era evidente o sentimento de satisfação, tanto nos que se foram, quanto nos que ficaram.

Além da cidade, que ganha uma nova cara, os ambulantes serão beneficiados, pois a partir de agora terão um espaço de trabalho mais adequado, e também irão viver na formalidade, tendo benefícios de aposentadoria.
Ouvi muitos elogios pela ousadia da Prefeitura de Manaus em colocar em prática esse projeto. Agora, acompanhei alguns parlamentares que “não descem do palanque”, e que criticaram a ação. Confesso que fiquei com vergonha desses políticos, que não têm espírito de amor pela cidade. Aceito críticas do que está errado, mas criticar um projeto deste porte é pobreza de espírito.

O pacote de obras de reordenamento do Centro Histórico de Manaus inclui também, além da retirada inicial de quase 600 ambulantes, reforma e restauro do Relógio Municipal, da praça Tenreiro Aranha, do museu do Homem do Norte, da praça Adalberto Vale, do Pavilhão Universal, do Cabaré Chinelo, da Biblioteca Pública Municipal e do prédio da antiga Câmara Municipal. Enquanto ocupam temporariamente os camelódromos, os ambulantes receberão uma bolsa-auxílio de R$ 1 mil, destinada ao custeio de cursos de capacitação em empreendedorismo e em relações humanas e comerciais.
É Manaus mudando a sua cara e ficando cada vez mais uma cidade bonita e melhor de se viver.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here