5ª edição do Manhã Cultural ocorrerá neste sábado

Com o tema ‘Povos da Amazônia’, o Manhã Cultura da Editora Valer chega a sua 5.ª edição, homenageando a literatura produzida por indígenas no Brasil, neste sábado (20), de 8 às 11h, no Parque do Mindu, localizado no bairro Parque 10, Zona Centro-Sul de Manaus.

O evento contará com autores indígenas, que apresentarão as suas obras, exibição de cantores do Grupo Kokama, exposição de artistas plásticos e artesanato produzido pelos povos originários.

Segundo a coordenadora editorial da Valer, Neiza Teixeira, chegou o momento de a editora exaltar a literatura produzida por indígenas. “Nós somos amazonenses, a editora Valer também nasceu nesse chão, onde se concentra o maior contingente populacional indígena do Brasil, por isso, damos voz aos seus mensageiros, como “Gaapi: uma viagem por este e outros mundos”, de origem Dessana, “Mitologia Tariana”, de origem Tariana, “Baya, Kumu e Yaí”, dos Tuiuka, “Maraguapeyara”, com mitos e histórias dos Maraguá, “Canumã”, o primeiro romance indígena, de origem Munduruku, infantojuvenis, com histórias Dessana e Maraguá. O trabalho de uma editora é civilizacional, e é assim que contribuímos para o conhecimento e para o engrandecimento do pensamento”, disse.

A programação contará com os autores Jaime Diakara (“Gaapi”, Valer 2021), Yatanajé Cardoso (“Canumã”, Valer 2019), Elias Yaguakág (“Maraguápéyára”, Valer 2014) e professor Robeilton Gomes (“Nem vadios e nem vassalos – Uma Análise da Lei de Liberdade dos Índios de 1755”, Valer 2021).

Menção honrosa para o lançamento do livro “Gente Valente” (Walter Coutinho – Valer, 2021) e “Antes do Mundo Não Existia” (Luiz Lana – Valer, 2021), que é o primeiro livro no Brasil escrito por um indígena. Essa já é a quarta edição da obra, porém a primeira realizada pela editora Valer.

Para nós, na condição de editores, é uma honra publicarmos “Antes o mundo não existia”, porque é o primeiro livro escrito por indígenas. Até então, tudo o que chegava até nós provinha das pesquisas, das observações e reflexões de antropólogos, historiadores, dos viajantes, portanto, que de forma alguma poderiam alcançar o pensamento ou a cosmovisão dos povos tradicionais. Com a chegava desse livro, que também significa a quebra de ordem indígena, pois os mitos foram oferecidos aos não indígenas e tornado acessível a todos, nós tentamos compreender como pensam povos que não possuem uma estrutura de pensamento ou lógica iguais aos nossos”, explicou a coordenadora.

Durante a manhã, haverá exposição dos seguintes artistas plásticos indígenas: Francisco Maricaua, Alcilene Maricaua e Toniel Mura. Contará, ainda, com uma mostra de artesanatos produzidos por Ana Mura e Franciellem Maricaua. O Grupo Kokama fará uma apresentação especial. A música ficará por conta da cantora France Martins.

Para Marília Maciel, diretora de eventos da Valer, aproximar esses artistas do público, cada vez mais se torna essencial para a sociedade, já que a cultura indígena, muitas vezes, acaba sendo deixada de lado.

“Queremos apresentar nossos autores indígenas e agregar ao evento os artistas visuais e artesãos que fazem parte dos povos originários. Isso é fundamental no desenvolvimento social e cultural das pessoas, é resistência nesse período em que vivemos”, disse.

Venda de livros e café da manhã

Os livros da editora Valer estarão todos com 50% de desconto. Ao final da apresentação dos autores da Manhã Cultural, será realizada uma sessão de autógrafos.

Quem comprar qualquer livro, a partir de R$30 (trinta reais), ganha uma pulseira, no ato da compra, para se deliciar com o café da manhã do Divino.

A editora Valer conta com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), que cedeu o espaço do Parque do Mindu para a realização desse evento.

A Valer ressalta, ainda, a importância de seguir as normas da Organização Mundial da Saúde durante o encontro, como o uso de máscara, distanciamento social e álcool 70%.