5 dicas para economizar com as finanças domésticas

5 dicas para economizar com as finanças domésticas

Em uma época em que as notícias afirmam que vários brasileiros estão endividados e cada vez mais recorrem a empréstimos, a ideia de saber como administrar as finanças domésticas se torna mais atraente e necessária.

O fato é que, por meio de ações simples e rotineiras de organização financeira, é perfeitamente possível economizar e equilibrar os gastos do dia a dia, sem gastar demais e mantendo sempre uma reserva de emergência.

Além disso, diante de um disciplinado e eficiente processo de organização das finanças domésticas, é possível até juntar uma boa quantia e utilizá-las na realização de diversos projetos.

A saída para isso é poder contar com um orçamento doméstico devidamente planejado e eficiente, além, é claro, de outro elemento importante: o desejo de alternar determinados hábitos de consumo.

Hoje em dia dicas não faltam quando o assunto é ganhar dinheiro. Entre os conselhos estão desde investir na venda de infoprodutos (tais como e-books), criar site ou blog acerca de um determinado tema ou gerenciar a sua própria loja virtual.

No entanto, já parou para perceber que nem sempre há dicas sobre como economizar o dinheiro que você ganha depois de investir nesses projetos.

Sendo assim, vale prestar atenção em algumas dicas bem interessantes para manter os gastos domésticos em dia. Confira algumas delas a seguir.

Utilize a tecnologia

Hoje em dia, aplicativos é o que não faltam. Há apps para quem quer orientação para manter a saúde, para quem quer saber a previsão do tempo ou quem deseja saber sobre notícias de filmes. Enfim, as funcionalidades dos aplicativos inúmeras.

No caso da administração de finanças, há também alguns aplicativos que podem ser bem interessantes. Um deles é o Organizze. Ele é intuitivo e apresenta vários recursos de administração.

Alguns deles são informações sobre gastos, definição de metas, avisos de contas a pagar e relatórios completos e de fácil compreensão.

Outro aplicativo bastante útil em se tratando de economizar as finanças domésticas é o Toshl Finance. O interessante desse software é o fato dele utilizar um personagem, tornando o processo de administração mais lúdico e interativo.

Esse aplicativo também é intuitivo e auxilia o usuário a estabelecer metas e gastos. Está disponível para iOS e Android.

Determine um valor máximo para os gastos mensais

O ideal nesse aspecto é estipular metas de gastos. Isso é um recurso básico para não efetuar compras em demasia e se perder no controle das suas finanças.

Para adotar essa estratégia é importante separar as despesas em segmentos, tais como a alimentação, o lazer, transporte e a saúde. Em seguida, é preciso determinar quanto poderá ser gasto com cada despesa mensalmente.

Depois disso, divida o valor pelo número de semanas do período e assim você vai obter metas semanais para cada um dos segmentos.

As vantagens dessa estratégia apresentam um amplo controle de gastos e melhor acompanhamento das contas em um período de tempo ideal, resultando em organização mais eficiente e equilíbrio de gastos.

Essa é uma estratégia que, acima de tudo, incentiva você a ter mais disciplina com as suas finanças domésticas.

Antecipe o que será gasto

Antecipar os gastos é uma maneira inteligente de economizar uma quantia considerável no final do mês, especialmente quando há a aproximação de datas comemorativas.

Sendo assim, é interessante não deixar para comprar os presentes nas vésperas do Natal, do Dia das Mães, do Dia dos Pais e de outras datas especiais, geralmente pagando valores elevados por eles.

O ideal é antecipar essas compras em algumas semanas. Com isso, você vai adquirir as mercadorias com preços mais baixos e descontos mais vantajosos.

Outro benefício é que com essa ação será possível utilizar o valor guardado para efetuar a aquisição de outros produtos ou serviços de última hora.

Priorize os pagamentos à vista

Pagamentos feitos a prazo pesam mais no orçamento e por isso o ideal é fazer compras à vista, por conta de juros, taxas e outros valores adicionais.

Em um primeiro momento até parece ser uma boa ideia parcelar quando você não tem o dinheiro para a compra, mas em longo prazo, os valores pagos poderão atingir até mesmo o dobro do preço original.

Por isso, é melhor economizar todo mês determinado valor, se planejando para adquirir algo à vista em vez de aderir ao pagamento a prazo.

Estipule o que é e o que não supérfluo no orçamento doméstico

Essa é uma dica simples, porém muito eficiente. Determinar bem aquilo que vai fazer falta em casa, daquilo que poderá ser dispensado auxilia a gerenciar melhor os gastos e possibilita enxergar quais são as despesas fundamentais, assegurando que não falte o necessário.

Lembre-se que ainda será possível gastar com itens considerados supérfluos, mas a vantagem é que você terá melhor noção do que é mais prioritário.

Conclusão

As dívidas e a falta de dinheiro são hoje em dia um dos principais motivos para o mau humor, a tensão e o desgaste emocional de praticamente todas as pessoas.

Portanto, ao seguir as dicas acima, você terá um maior controle sobre os gastos domésticos e, consequentemente, uma vida melhor e com mais segurança financeira.

Ah! E a dica primordial para todos os poupadores de plantão: sempre gaste menos do que você ganha. Essa é a regra básica para manter o bem estar e as finanças em dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here