TRE informa que eleições se desenvolvem de forma tranquila

treDa Redação – De acordo com a presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Desembargadora Socorro Guedes, as eleições no Estado do Amazonas desenvolvem-se de forma normal. Nos casos de crime eleitoral a Policia Federal apreendeu aproximadamente 400 mil reais que já estão em processo de investigação, dentre outras ocorrências. Participaram da coletiva realizada hoje (05) nos predios da Newton Lins, os Secretários do TI e da Segurança Pública, Manaus Trans, SMTU, Sinetran e representantes do Exercito, Policia Civil e Federal.A Comissão de Fiscalização da Propaganda informou que três placas irregulares foram apreendidas e houve o registro do derrame de santinhos feito por alguns candidatos, os mesmos estão sendo encaminhados à Vara do Meio Ambiente do TJAM.

Os municípios que estão recebendo apoio de tropa (2.957) do Exercito Brasileiro são Manaus, Borba, Itacoatiara, Manacapuru, Maués, Parintins, Tefé, Coari, Tabatinga, Benjamin Constan, Atalaia do Norte, Uarini, Sao Gabriel da Cachoeira, Humaitá, Tapaua, Manicore, Canutama e Boca do Acre.

Informaram também que a Manaus Trans está fiscalizando nas ruas com 120 agentes, 45 motos, 24 viaturas e 03 guinchos, com o objetivo de que os veículos não impeçam o livre acesso aos locais de votação.

Segurança

Cerca de 500 Policiais Civis estão acompanhando as eleições e está funcionando uma central de procedimentos no Juizado Especial no Campus da Newton Lins e pela primeira vez o estado do Amazonas terá delegados de policia de carreira no interior durante o pleito. O informe indica o registro de 03 homicídios no final de semana e duas ocorrências nos municípios de Itacoatiara e Kodajás de distribuição de propaganda eleitoral.

A penalidade para quem desobedecer a Lei Seca, segundo o art. 397 do código eleitoral, é de dois meses e multa. O art, 297 se aplica para quem impedir ou atrapalhar a votação com pena de detenção de seis meses e pagamento de 60 a 100 dias de multa (TCO). O objetivo, segundo a Policia Civil é o de manter a ordem pública durante o pleito e prevenir acidentes de trânsito causados pelo consumo de bebida alcoólica, assim como o de evitar situações de violência. Neste sentido foi realizado um trabalho preventivo notificando que dos 800 bares, 90% estão cumprindo a norma.

Crimes eleitorais

De acordo com o representante da Policia Federal (DPF), Fabio Sandro Pessoa foram apreendidos aproximadamente 400 mil R$ em cinco ocorrências em Manaus e o interior, assim como também, um veiculo oficial foi flagrado entregando ranchos, 4 pessoas foram autuadas, outras denuncias de entrega de especies estão sendo apuradas, dentre outros casos irregulares.

Votação paralela

Está ocorrendo, no Auditório do Tribunal Pleno do TRE AM, a votação paralela, que é um procedimento de auditoria das eleições, onde uma urna sorteada passa por uma simulação de votação, com resultados obtidos em cédulas preenchidas por estudantes. O resultado é comparado com a apuração das cédulas.  (Mercedes Guzmán)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here