Governo do Estado promove jornada de cirurgia de correção de lábio leporino em Barreirinha

A previsão é que sejam realizadas 40 cirurgias
A previsão é que sejam realizadas 40 cirurgias

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) conclui nesta sexta-feira (2) em Barreirinha (a 331 quilômetros de Manaus) uma jornada de cirurgia para reparação de lábio leporino. A ação é realizada, pelo segundo ano no município, em parceria com a Igreja Presbiteriana de Manaus.

O atendimento aos pacientes está sendo realizado no Hospital Coriolano Cidade Lindoso, da Susam. Além do hospital, o Governo do Estado forneceu os medicamentos, custeou o transporte da equipe médica e cedeu o anestesiologista para integrar a equipe de atendimento, informou o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim.

A equipe de saúde que está realizando o trabalho é liderada pelo cirurgião bucomaxilo Francisco Frota Aguiar, pertencente ao quadro da Susam, e conta ainda com o cirurgião plástico Nassif Ballura Neto e uma instrumentadora-cirúgica, do Hosptial Samaritano de Campinas, que participaram da primeira jornada, além de um anestesista, também pertencente aos quadros da Susam.

A agricultora Luziete de Souza aguarda ansiosa os exames da filha Michele
A agricultora Luziete de Souza aguarda ansiosa a operação da filha Michele, 6 anos

A previsão é de que essa sexta-feira sejam realizadas cerca de 40 procedimentos cirúrgicos. Até a última quarta-feira (31) já tinham sido feitas 16 intervenções cirúrgicas, a maior parte delas em crianças com menos de dez anos, moradoras de Barreirinha e de cidades próximas como Parintins e Boa Vista do Ramos. Cinco crianças da etnia Sateré Mawé também foram operadas durante a jornada.

O pequeno David Marques Freitas, de apenas cinco anos, foi um dos motivadores da ação, iniciada no ano passado. Operado há um ano pela mesma equipe, a criança, moradora da comunidade do Pindobal, em Barreirinha, retornou ao hospital para dar prosseguimento ao tratamento e realizar uma segunda cirurgia reparadora.

A mãe de David, a dona de casa Analice dos Santos Marques afirmou que houve uma grande mudança na qualidade de vida do menino após a cirurgia. “Hoje eu vejo que ele é um menino mais feliz. Antes ele era muito tímido, as crianças na escola não gostavam de brincar com ele e isso melhorou”.

O cirurgião João Barros destaca a importância do tratamento nos primeiros anos de vida dos pacientes
O cirurgião João Barros destaca a importância do tratamento nos primeiros anos de vida dos pacientes

A agricultora Luziete Carvalho de Souza aguardava os exames da filha Michele de seis anos para saber se ela poderia realizar a intervenção. De acordo com ela, o procedimento vai modificar não apenas a saúde da criança, mas a autoestima dela. “Eu, como mãe, sinto que ela já se incomoda com essa deficiência e gostaria de fazer isso por ela, para que, quando ela fique maior, não ache que nós não fizemos nada para melhorar”.

O cirurgião bucomaxilo Joaquim Alves de Barros destacou a importância do tratamento nos primeiros anos de vida dos pacientes. “É um problema gravíssimo do ponto de vista estético e social e quando feito precocemente a aceitação da criança é muito grande. Quando o reparo vem na idade adulta é necessário o acompanhamento psicológico”.

Joaquim explicou, ainda, que as causas do lábio leporino, que consiste numa deformidade dos lábios e do palato, conhecido popularmente como céu da boca, estão ligadas a pré-disposição genética, mas também muito fortemente a ausência de vitaminas, em especial o ácido fólico, nos primeiros meses da gravidez.

Francisco Frota: "Ações como essa e o apoio do governo estadual são importantes"
Francisco Frota: “Ações como essa e o apoio do governo estadual são fundamentais”

O diretor do hospital, Francisco Frota, destacou a importância dessas ações e o apoio fornecido pelo governo estadual. Segundo ele, é difícil levar ao interior do Estado profissionais especialistas nesse tipo de deficiência e só uma parceria como esta poderia promover algo como o que está sendo feito.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here