​​ Pacientes que aguardam por exames especializados devem retornar à unidade onde se consultaram para agilizar atendimento do Delphina Aziz

 

O Centro de Diagnóstico do Hospital e Pronto-Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz, um moderno parque de imagens que conta com raio x, ultrassonografia, ressonância, tomografia, mamografia, endoscopia, colonoscopia, ecocardiograma, holter, mapa (monitorização ambulatorial de pressão arterial) e teste ergométrico, funciona de segunda a sexta-feira de 6h às 22h. O Delphina Aziz está localizado na avenida Torquato Tapajós, s/nº, Colônia Terra Nova, zona norte de Manaus.

 Inaugurado pelo Governo do Amazonas no último dia 1º, o Centro de Diagnóstico tem capacidade para realizar 18 mil exames com agendamento exclusivo pelo Sistema de Regulação do Amazonas (Sisreg). O Centro de Diagnóstico é administrado pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed). O instituto também administra o pronto-socorro Delphina Aziz desde a inauguração, em julho de 2014.

 “Recebi uma mensagem de texto no meu celular informando quando eu deveria ir ao Delphina Aziz fazer meu exame e que, antes desse dia, deveria ir à policlínica onde eu me consultei para pegar a autorização. Deu tudo certo”, contou o taxista Raimundo Nonato Filho, 59, que se consultou na Policlínica Conte Teles, no São José, zona leste, e que na terça-feira, 8, fez exame de ressonância no Delphina Aziz. Ele recebeu uma mensagem SMS na semana passada.

 

Raimundo Nonato

Já a dona de casa Conceição Maria Silva, 51, paciente da Unidade Básica de Saúde (UBS) Ana Barreto, no Monte Sião, zona norte, adotou procedimento diferente. “Desde que o médico solicitou o exame, toda semana ia até à UBS ver se já estava agendado. Na semana passada, para minha surpresa, tudo estava agendado”, contou. Conceição realizou um ultrassom cervical no Delphina Aziz nessa terça-feira, 8.

 

Conceição Maria

Como o atendimento funciona no Delphina Aziz – Durante uma consulta em qualquer unidade – UBS e policlínicas, por exemplo –, o médico solicita exames especializados ao paciente. O paciente, por sua vez, procura o operador do sistema Sisreg dentro da própria unidade de saúde onde se consultou para marcar os procedimentos.

 

Quando o exame é agendado via Sisreg, o paciente recebe uma ligação de operadores do sistema informando que deve retornar à unidade onde se consultou para pegar a autorização para fazer o exame e nela consta um número chamado chave. Nele consta o local e o horário de onde o paciente deve comparecer para fazer o exame, além de informações sobre os preparos que deve adotar para fazer o procedimento, como que alimentos não pode consumir, por exemplo. No dia do exame é imprescindível apresentar essa chave e documento de identificação com foto.

 

Sobre o Sisreg – O Sistema de Regulação do Amazonas permite a marcação online de exames especializados na rede pública de saúde do estado e também de consultas. O Sisreg está disponibilizado em todas as unidades de saúde da rede estadual e municipal e as marcações são efetuadas via telefone ou direto pelo sistema nas unidades que têm acesso à internet.​

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here